O papel do líder do futuro nas organizações

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O papel do líder do futuro nas organizações

Introdução

A vida numa era digital, onde as informações são geradas numa velocidade alucinante, onde as mudanças são constantes e onde a tomada de decisão precisa ser cada vez mais rápida e livre de erros, gerou mudanças nas pessoas e introduziu a cultura.com. Essa nova era exige uma postura diferente dos líderes atuais.

A liderança está passando por uma fase peculiar. Não basta ser patrão ou gerente, é necessário observar e desenvolver uma série de características que irão determinar o sucesso do líder do futuro. Ser um parceiro empresarial e ser estratégico não é opção, mas uma obrigação para aqueles que desejam ser vitoriosos na empreita da liderança.

Características do líder do futuro

As principais características que o líder do futuro deve possuir são:

• Boa comunicação – O líder do futuro precisa exercitar sua comunicação com os liderados ouvindo com atenção e se fazendo entendível. É necessário garantir que não haja ruídos nas duas vias da comunicação;
• Relacionamento interpessoal – Somente conhecendo bem os liderados e permitindo ser conhecido por eles que a influência do líder será eficaz;
• Empatia – Colocar-se no lugar dos outros faz com que o líder ganhe a confiança e disposição para servir dos liderados;
• Persuasão – Mudar conceitos, hábitos e comportamentos nos liderados requer do líder habilidade no convencimento, baseado na verdade e objetivos da organização;
• Imparcialidade – O líder deve tratar a todos igualmente, sem distinção ou preconceito;
• Administração de conflitos – Diferentes visões e opiniões sempre vão existir, mas é tarefa do líder administrar os conflitos e garantir o bom clima organizacional;
• Diplomacia – Significa negociar, mas com empatia;
• Dinamismo – O líder deve ser forte, dinâmico, pró-ativo, entusiasmado e audacioso;
• Dar feedback – Os colaboradores se sentem reconhecidos e motivados quando recebem retorno de suas ações;
• Ser educador – Ensinar e mostrar o caminho a ser trilhado pelos liderados deve ser uma tarefa constante do líder;
• Ser agregador – O líder deve ser grande utilizador da palavra “nós” ao invés do “eu”.

Desafios e alternativas do líder como parceiro empresarial

As organizações estão enfrentando uma série de desafios com um mercado cada vez mais competitivo, onde o maior valor das empresas estão nas pessoas. Diante desse cenário, os líderes têm vários desafios e alternativas para confirmarem o seu papel de parceiro empresarial.

• Desafios:

o Gerar capital;
o Mobilizar, motivar e arregimentar seguidores;
o Desenvolver novos líderes;
o Tomar decisões dispondo de informações imperfeitas e incompletas.

• Alternativas:

o Selecionar pessoas e desenvolver relacionamentos para gerar riqueza;
o Indicar a direção que os liderados devem seguir e inculcar o significado do trabalho em suas mentes e corações;
o Criar programas de desenvolvimento de líderes;
o Correr riscos e mostrar compromisso com a ação.

Estratégias de liderança

Para garantir os objetivos da organização e o papel de parceiro empresarial, algumas estratégias devem ser adotadas pelo líder, dentre elas:

• Enfrentar erros e fracassos com disposição para a mudança e para o aprendizado;
• Conduzir debates acerca do que é realmente essencial ou não para a organização;
• Saber ouvir e querer ouvir. Abusar da empatia;
• Fazer perguntas sem fornecer todas as respostas. Levar o liderado a pensar e a chegar às soluções;
• Ouvir musicalmente buscando pistas valiosas nas falas das pessoas;
• Não permitir que o orgulho e a grandiosidade ofusquem a visão do líder e o impeçam de desenvolver um bom relacionamento interpessoal;
• Criar zonas de desconforto produtivas;
• Conquistar a atenção das pessoas;
• Não assumir os acontecimentos em termos pessoais, pois raramente os ataques são pessoais;
• Criar momentos diários de escape para atenuar os golpes recebidos ao lidar com questões complexas.

Conclusão

O líder do futuro deve criar valor e significado na vida das pessoas de uma empresa, alinhando as ações de cada indivíduo à missão, visão, valores e cultura da organização.
O primeiro passo para se tornar um líder do futuro deve ser olhar-se interiormente, eliminar todas as máscaras e começar a se importar, verdadeiramente, pelas pessoas que o cercam.
A verdadeira liderança só será conseguida por meio de confiança, respeito e amor pelos liderados.

Referências bibliográficas

1- TAYLOS, William. O líder do futuro – Ronald Heifetz. Exame, Edição 689, n. 11, jun. 1999.
2- BENNIS, Warren. A nova liderança – Revista HSM Management, Edição de março e abril de 2000, página 75 à 83.
3- FRANCISCO, Valdemir José. Fundamentos da liderança. Disponível em:. Acesso em: 06 jun. 2007.

Categoria: Artigos

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