Novas Tendências na Seleção de Pessoas.
Novas tecnologias estão revolucionando a maneira de se selecionar pessoas para vagas de emprego.
O processo de contratação de um novo funcionário começa com o Recrutamento, processo no qual são identificados candidatos qualificados para um determinado cargo.
Os principais meios de Recrutamento são:
- Consulta a funcionários da empresa;
- Recomendação dos empregados;
- Anúncios;
- Agências de emprego;
- Recrutamento nas universidades;
- Consulta a clientes e fornecedores.
Com a tecnologia, passou-se a ter um grande aliado na busca de candidatos, a internet, por meio dos sites das empresas e dos sites de vagas de emprego.
Finalizado o processo de Recrutamento, a empresa parte para a fase primordial do processo de contratação, a Seleção.
A Seleção é o processo de coleta e busca de informações sobre os candidatos recrutados, que visa identificar qual deles possui as melhores competências e o melhor perfil para assumir a vaga de emprego em questão.
As principais técnicas de Seleção são:
- Analise curricular;
- Verificação de referências;
- Entrevistas presenciais;
- Aplicação de testes de conhecimentos e habilidades;
- Dinâmicas de grupo;
- Testes psicológicos.
É nessa fase que novas tecnologias têm surgido e revolucionado a maneira de selecionar candidatos.
Você já ouviu falar de entrevista virtual ou entrevista online?
Essa tecnologia veio para ficar. Cada vez mais empresas têm utilizado esse tipo de tecnologia nas primeiras fases da seleção de pessoas.
Essa tecnologia funciona da seguinte maneira:
- O candidato, depois da fase de recrutamento, recebe um email com um link para a realização de uma entrevista virtual;
- Após clicar no link, o candidato é direcionado para uma página na internet onde realizará a entrevista;
- Para realização da entrevista o candidato precisa possuir um computador com webcam e microfone.
- Após entrar na página, o candidato recebe instruções sobre o processo de entrevista que consiste em responder as perguntas disponibilizadas, utilizando a gravação de vídeos, por meio da webcam e do microfone. As perguntas são pré-cadastradas pelo entrevistador, que não precisa estar presente (online) no momento da entrevista. A cada pergunta, o candidato tem um determinado tempo para pensar na resposta e certo tempo para responder a mesma.
- Finalizada a entrevista, o selecionador é avisado por meio de email. Basta ele entrar no sistema e assistir a entrevista do candidato por meio dos vídeos gravados.
Fácil não é? Sim, essa tecnologia tem economizado muito tempo dos departamentos de Recrutamento e Seleção das empresas, já que estes podem disparar a entrevista para inúmeros candidatos, simultaneamente, e depois apenas assistirem os vídeos dos candidatos e avaliarem.
Aqueles candidatos que não atendem os requisitos exigidos pela empresa são eliminados. O entrevistador se desejar, não precisa nem terminar de assistir a entrevista.
Após essa primeira fase de seleção, apenas os candidatos aprovados são convocados para uma entrevista presencial, poupando horas e horas de trabalho do departamento de Recursos Humanos e muito dinheiro que seria despendido pela empresa.
Parece que a entrevista de emprego está se tornando impessoal? Não, ela está se tornando mais produtiva e poupando o tempo e dinheiro do RH com a entrevista de candidatos.
Com esse tempo e recursos extras, o RH pode realizar novas atividades e se tornar ainda mais estratégico para a organização.
Visite www.entrevistasvirtuais.com.br e saiba mais sobre Entrevista Virtual.
Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br