A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS é um conjunto de ferramentas capazes de facilitar a Gestão e o Desenvolvimento de Pessoas dentro das organizações, através da instrumentalização do RH e dos Gestores. Com estas ferramentas estes podem identificar o perfil ideal dos cargos da empresa, avaliar o quanto os funcionários estão dentro desse perfil e planejar as necessidades de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
Através da Gestão por Competências, a empresa pode alcançar muitos benefícios, como:
- Melhorar o desempenho dos colaboradores;
- Identificar as necessidades de treinamentos;
- Alinhar os objetivos e metas da organização e da equipe;
- Reduzir a subjetividade na Seleção e Avaliação de pessoas;
- Analisar o desenvolvimento dos colaboradores;
- Enriquecer o perfil dos colaboradores, potencializando seus resultados;
- Melhorar o relacionamento entre gestores e liderados;
- Manter a motivação e o compromisso;
- Extrair o máximo de produtividade de cada colaborador.
Uma preocupação que a empresa deve ter na hora de implantar Gestão por Competências é a metodologia que será utilizada. Esta será fundamental no resultado final, pois orientará todo o processo de implantação.
Deve-se tomar muito cuidado com metodologias subjetivas existentes no mercado. Uma metodologia adequada tem que ser baseada nas atividades do cargo e não em achismos ou gostos pessoais.
Implantar Gestão por Competências em uma empresa não é simples, demanda grande trabalho e dedicação da área de Recursos Humanos e dos Gestores.
Quando o processo de implantação é realizado manualmente, sem o auxílio de um sistema informatizado (software), a chance de fracasso é muito grande, pois a quantidade de trabalho gerado é enorme.
Um bom software de Gestão por Competências deve contemplar o mapeamento das competências técnicas e comportamentais dos cargos da empresa, a avaliação dos colaboradores, para que seja verificada a adequação destes ao cargo que ocupam, e o desenvolvimento dos mesmos, através de um plano de ação, adequando seus perfis aos perfis dos cargos.
Quando a empresa for adquirir um software, não se deve avaliar apenas o preço, deve ser verificado se este atende os requisitos apresentados acima, senão o investimento não vai gerar o resultado esperado e a empresa vai jogar dinheiro no lixo.
Não se deve confundir Software de Gestão por Competências com Software de Avaliação de Desempenho. O primeiro trabalha o desenvolvimento do colaborador baseado nas suas necessidades reais em relação ao perfil ideal de um cargo, isto é, adequa o perfil do colaborador ao do cargo, gerando aumento de produtividade e motivação, enquanto o segundo, apenas avalia se o colaborador executa bem suas tarefas ou funções.
Um bom software de Gestão por Competências é o ponto de partida para a implantação da Gestão por Competências. Os principais retornos para a empresa são:
- Melhorar o desempenho dos colaboradores;
- Investimento em T&D (Treinamento e Desenvolvimento) sem desperdício;
- Orientação na seleção, promoção, movimentação e desligamento de colaboradores;
- Instrumentalização do RH e Gestores com uma ferramenta para gestão de pessoas;
- Facilidade na aplicação da Avaliação por Competências;
- Otimização dos processos da área de Recursos Humanos;
- Alinhamento de objetivos e metas entre Gestores e Liderados;
- Enriquecimento do perfil dos colaboradores da empresa.
Um abraço a todos e até o próximo artigo.
[download#2] |
Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br
Prezado Ricardo.
Parabéns pelo artigo.
Descreve muito bem a importância de um software na Gestão por Competências.
Em nossa empresa temos Gestão por Competências implantado e se não fosse a utilização de um software, não teríamos conseguido chegar até o fim do processo.
Abraços,
Diego H. (Gerente de RH)