Visão: Define como uma organização ou empresa se vê no futuro. É uma visão de longo prazo. Às vezes, a visão também pode descrever como a organização gostaria que fosse o mundo em que atua. Por exemplo, uma instituição de caridade que trabalha com os pobres pode ter uma declaração de visão que fala sobre “um mundo sem pobreza”.
Missão: Define o propósito fundamental de uma organização ou uma empresa. Descreve, sucintamente, por que ela existe e o que ela faz para alcançar a sua visão. Uma declaração de missão fornece detalhes do que a empresa faz e responde à pergunta: “O que nós fazemos?”. Por exemplo, uma instituição de caridade pode proporcionar “capacitação profissional para os sem-teto e desempregados.”
Valores: São crenças que são compartilhadas entre os “stakeholders” de uma organização. Valores direcionam a cultura de uma organização e suas prioridades, além de estabelecer um cenário para que as decisões sejam tomadas. Por exemplo, “Conhecimentos e habilidades são as chaves para o sucesso” ou “dê um peixe para um homem e alimente-o por um dia, mas ensine-o a pescar e alimente-o por toda a vida” ou “nossa comunicação deve ser clara e objetiva”.
Outra abordagem para a definição da visão e da missão é de fazer duas perguntas. Em primeiro lugar, “O que as aspirações da organização oferecem para o mundo em que atua e quais as suas influências sobre ele?”, E na seqüência disso, “o que pode (e/ou não) a organização fazer ou contribuir para realizar essas expectativas?”. A breve resposta à primeira questão constitui a base da declaração de visão. A resposta à segunda questão determina a missão.
A importância de ter as declarações de missão, visão e valores é que elas criam valor para àqueles que ficam expostos a elas. Elas compõem os aspectos norteadores para gestores, trabalhadores e até mesmo clientes. Criam um senso de direção e oportunidade. Elas são uma parte essencial do processo de formulação de estratégias.
Muitas pessoas confundem a declaração de visão com a de missão. Ás vezes, uma é usada apenas como uma versão de longo prazo da outra. A visão deve descrever porque é importante atingir a missão. Uma declaração de visão define um propósito ou objetivo mais amplo para a existência de um negócio e pode continuar inalterada por décadas, se bem trabalhada. A visão deve descrever o que será alcançado, numa esfera mais ampla, se a organização for bem sucedida em alcançar a sua missão.
Para se tornar realmente eficaz, as declarações de visão, missão e valores devem ser assimiladas na cultura da organização. Os líderes têm a responsabilidade de comunicá-las regularmente, criando narrativas que as ilustrem, criando objetivos de curto prazo compatíveis com as mesmas e encorajando os colaboradores a alinharem a visão pessoal com a visão geral da organização.
Postado por: Ricardo Mendes
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