Com as mudanças da economia global, as empresas atuais estão começando a repensar as suas estratégias de desenvolvimento. A necessidade de contratar, reter e disponibilizar empregados mais qualificados nunca foi tão crítica para o sucesso corporativo.
As empresas estão enfrentando um novo desafio: Como reconhecer, objetivamente, as competências que fazem de um trabalhador um talento?
A reposta a essa questão vai ao encontro dos benefícios que a Gestão por Competências trás para uma organização.
Quando se implanta Gestão por Competências numa empresa, uma das primeiras questões que serão respondidas é: “quais as competências técnicas e comportamentais que uma pessoa que trabalha em determinado cargo deve ter para que as atividades executadas no dia a dia sejam realizadas de maneira eficaz?”
Com a Gestão por Competências, o departamento de Recursos Humanos (RH) se torna estratégico para a organização, pois passa a contar com ferramentas que facilitarão a formação, o desenvolvimento, o recrutamento, a seleção, a avaliação, a promoção e o desligamento de colaboradores.
Abaixo são apresentadas algumas dicas para a correta implantação da Gestão por Competências na sua empresa:
– Estabeleça as competências organizacionais;
– Faça o mapeamento dos perfis de competências dos cargos/funções da empresa;
– Mensure o nível de exigência (proficiência) das competências de cada cargo/função;
– Comunique as competências para a organização;
– Realize a avaliação das competências dos colaboradores;
– Não avalie as competências somente, desenvolva os colaboradores;
– Oriente o desenvolvimento de planos de carreira e sucessão;
– Recrute com competências em mente.
Claramente, competências impactam em cada fase do ciclo de vida do empregado na organização – do recrutamento ao desenvolvimento da carreira. A utilização da Gestão por Competências irá garantir resultados tremendos em termos de identificação de falhas, desenvolvimento e revitalização do colaborador. A Gestão por Competências permitirá que a sua organização identifique, retenha e promova o desenvolvimento de talentos.
Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br
interessante!