Competência é a combinação de conhecimentos, habilidades (competências técnicas) e atitudes (competências comportamentais) que são necessárias para a realização de uma ação.
Quando trazemos essa definição para o meio organizacional, podemos observar que são essas competências que diferenciam as empresas das demais e que geram vantagem competitiva.
E tem sido esse o motivo principal pelo qual as empresas têm adotado esse modelo de Gestão. Tais organizações buscam a inovação, o aprimoramento e a aprendizagem organizacional, e acreditam que os recursos humanos são fatores críticos de sucesso, são peças fundamentais e estratégicas para atingir os resultados.
Pesquisas mostram que muitas empresas não obtêm sucesso, pois não conseguem terminar a implantação do modelo de gestão devido a alguns fatores essenciais que deveriam ser analisados e avaliados no inicio do projeto tais como:
- Treinamento e especialização da equipe de RH em gestão por competências;
- Apoio, envolvimento e plena participação da alta direção;
- Sensibilização, participação e envolvimento dos gestores e colaboradores;
- Falta de capacitação dos gestores em gerir pessoas;
- Falhas na aplicação do ciclo PDCA (planejamento, execução, verificação e ação) antes da implementação de cada um dos subsistemas da Gestão por Competência;
- Dificuldades em administrar conflitos e resistência à mudança por parte dos colaboradores;
O novo papel do RH é atuar estrategicamente dentro da organização tendo ênfase nos objetivos e resultados da organização.
Os resultados apresentados nas organizações que implantaram a Gestão por Competências são animadores. É perceptível o crescimento da motivação dos envolvidos, que tem como conseqüência um alinhamento com a estratégia corporativa.
gostei do artigo.