A competência está relacionada com os diferentes tipos de comportamentos e técnicas que os indivíduos têm para oferecer.
No contexto da gestão, as competências são os conhecimentos, habilidades e atitudes que um empregado tem (estes podem ser tanto natos quanto aprendidos). Assim, as competências estão diretamente ligadas ao funcionário como pessoa, e não ao trabalho em sí.
A competência é uma habilidade que permite a um indivíduo agregar valor à organização que ele ou ela trabalha.
Gestão por Competências
Tendo em mente o conceito anterior, a Gestão por Competências pode ser descrita como o aperfeiçoamento contínuo e integrado dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores de uma empresa visando atingir os objetivos estratégicos da organização. Estes últimos, por sua vez, foram traduzidos em competências.
Como deve ser a Gestão por Competências
Contínua: é um esforço contínuo e de longo prazo.
Integrada: é um sistema formado por pessoas e instrumentos de gestão.
Harmônica: deve respeitar à relação entre exigências da empresa e desejos dos indivíduos, isto é, o que estes podem e estão dispostos a fazer.
Duas abordagens de Recursos Humanos
A ênfase na harmonia entre a empresa e o indivíduo, basicamente, traduz que a Gestão por Competências é uma tendência para uma situação ganha-ganha. Isto significa que duas abordagens comumente utilizadas na Gestão de Recursos Humanos se juntam:
Controle: realizar os objetivos da empresa através do controle do comportamento desejado, ou seja, das competências.
Desenvolvimento: Oferecer opções de desenvolvimento individual para as pessoas de modo que suas competências, levando em conta os objetivos da empresa, sejam desenvolvidas tanto quanto possível.
Postado por: Ricardo Mendes
www.gestaoporcompetencias.com.br